MICROCIRURGIA DE LARINGE

As Cordas Vocais ou Pregas Vocais são estruturas localizadas dentro da Laringe. São compostas por dois ligamentos dispostos paralelamente revestidos por uma delgada camada de mucosa.

 

A mobilidade dos ligamentos vocais, realizada pelos músculos laríngeos é fundamental para a tonalidade da voz. Além disso, permite a regulação entre a fala e a respiração.

 

O ar expirado passa através dessas estruturas e faz com que as cordas vocais vibrem, como cordas de um violão, emitindo uma determinada frequência de som.

 

Nódulos, pólipos e cistos são as lesões que mais comumente afetam as cordas vocais. Muitas vezes, alteram a vibração das mesmas, prejudicando a fonação. Consequentemente, o sintoma mais comum apresentado pelos pacientes é rouquidão.

 

Algumas lesões são tratadas com fonoterapia, mas lesões maiores ou não responsivas ao tratamento clínico exigem tratamento cirúrgico, assim como lesões pré-malignas. O câncer de laringe necessita uma avaliação e tratamento específico, normalmente usando radioterapia.

 

A cirurgia para lesões nas cordas vocais é extremamente delicada. Na maioria das vezes é realizada através da boca do paciente com o uso de microscópio e materiais adequados, sob anestesia geral. O cirurgião deve ter em mente que qualquer procedimento mais invasivo na corda vocal pode afetar definitivamente a qualidade da voz. A cirurgia habitualmente não exige internação do paciente e tem uma duração média de uma hora. O período pós-operatório não é doloroso, mas exige que o paciente não fale por cinco dias. Nesse período, o uso de anti-inflamatórios corticosteroides está indicado.

REDES SOCIAIS

  • Branca Ícone Instagram

HORÁRIOS 

Segunda - Sexta:

8:00 – 12:00 | 13:30 - 18:00

ENDEREÇO

Rua Bento Gonçalves, 801, Consultório 308

Centro, Lajeado - RS, 95900-026

Tel: (51) 3011-0909 

Whatsapp: (51) 99128-7909