top of page

MICROCIRURGIA DE LARINGE

As Cordas Vocais ou Pregas Vocais são estruturas localizadas dentro da Laringe. São compostas por dois ligamentos dispostos paralelamente revestidos por uma delgada camada de mucosa.

 

A mobilidade dos ligamentos vocais, realizada pelos músculos laríngeos é fundamental para a tonalidade da voz. Além disso, permite a regulação entre a fala e a respiração.

 

O ar expirado passa através dessas estruturas e faz com que as cordas vocais vibrem, como cordas de um violão, emitindo uma determinada frequência de som.

 

Nódulos, pólipos e cistos são as lesões que mais comumente afetam as cordas vocais. Muitas vezes, alteram a vibração das mesmas, prejudicando a fonação. Consequentemente, o sintoma mais comum apresentado pelos pacientes é rouquidão.

 

Algumas lesões são tratadas com fonoterapia, mas lesões maiores ou não responsivas ao tratamento clínico exigem tratamento cirúrgico, assim como lesões pré-malignas. O câncer de laringe necessita uma avaliação e tratamento específico, normalmente usando radioterapia.

 

A cirurgia para lesões nas cordas vocais é extremamente delicada. Na maioria das vezes é realizada através da boca do paciente com o uso de microscópio e materiais adequados, sob anestesia geral. O cirurgião deve ter em mente que qualquer procedimento mais invasivo na corda vocal pode afetar definitivamente a qualidade da voz.

 

A cirurgia habitualmente não exige internação do paciente e tem uma duração média de uma hora. O período pós-operatório não é doloroso, mas exige que o paciente não fale por cinco dias. Nesse período, o uso de anti-inflamatórios corticosteroides está indicado.

bottom of page