4 causas de bócio

O

Bócio representa um aumento de volume da glândula tireoide. Conhecido popularmente por “papo”. Esse aumento de volume da glândula tem diversas causas. Entre elas:


▪ Deficiência de Iodo na alimentação: a glândula tireoide necessita do iodo para produzir seus hormônios. Quando há deficiência, a glândula não consegue produzir esses hormônios e o cérebro tenta estimular a glândula liberando o hormônio Tireoestimulante pela glândula hipófise que acaba aumentando o volume da glândula.


▪ Tireoidite de Hashimoto: é uma doença auto imune, ou seja o organismo da pessoa entende a tireoide como se fosse uma espécie de corpo estranho e produz anticorpos que atacam a própria glândula tireoide. Esse ataque danifica parte das células da tireoide e pode comprometer a produção hormonal da glândula e o cérebro novamente entende que deve estimular a glândula e acaba aumentando seu parênquima, seu volume.


▪ Doença de Graves: O sistema imune do organismo produz uma proteína que diretamente vai estimular a glândula tireoide. Ocorre um aumento na produção dos hormônios tireoidianos (hipertireoidismo) e a tireoide aumenta de volume.


▪ Nódulos: os próprios nódulos de tireoide aumentam diretamente o volume da glândula. Podem ser únicos ou múltiplos. Não existe, necessariamente, alteração na produção hormonal da glândula.

REDES SOCIAIS

  • Branca Ícone Instagram

HORÁRIOS 

Segunda - Sexta:

8:00 – 12:00 | 13:30 - 18:00

ENDEREÇO

Rua Bento Gonçalves, 801, Consultório 308

Centro, Lajeado - RS, 95900-026

Tel: (51) 3011-0909 

Whatsapp: (51) 99128-7909