top of page

4 EXAMES PARA NÓDULOS TIREOIDE


Quais exames um paciente com nódulo de tireoide deve fazer? Todos os pacientes devem testar a produção dos hormônios da glândula tireoide (TSH/T4) e fazer uma ecografia do pescoço.


Os nódulos são alterações anatômicas da glândula que podem coexistir com alteração na produção dos hormônios que é determinada pelos exames de TSH / T4.

A ecografia vai nos dar informações sobre as características desse nódulo e, com isso, ajudar na diferenciação de nódulos benignos e malignos.


A PAAF (punção do nódulo) vai ser realizada dependendo dos achados da ecografia e do tamanho do nódulo. Determina o risco de malignidade.


A cintilografia da tireoide é usada para pacientes com nódulos associados ao hipertireoidismo. Determina se o apenas o nódulo é responsável pela produção exagerada de hormônios ou se toda a glândula tireoide está produzindo hormônio em excesso. O tratamento desses dois casos é diferente.

Posts recentes

Ver tudo

Sintomas do câncer de cabeça e pescoço

Frequentemente, os sintomas do câncer de cabeça e pescoço podem se evidenciar por meio de manifestações que impactam os olhos e os ouvidos. Sinais como visão embaçada, persistente dor ocular, olhos av

bottom of page