A função glândula tireoide é a produção de hormônios que regulam todo nosso metabolismo. Quando essa produção está ocorrendo de forma exagerada, todo o organismo funciona de forma mais acelerada. Quando ocorre o contrário, uma produção baixa de hormônios, o metabolismo e o organismo funcionam de forma mais lenta. Vários sintomas podem ocorrer nesses casos.
1. Ganho ou perda de peso: No caso do hipotireoidismo, a produção hormonal é menor do que o organismo necessita, tornando o metabolismo mais lento e favorecendo o ganho de peso sem causa aparente. O contrário ocorre no hipertireoidismo, onde o metabolismo fica mais acelerado.
2. Alterações do humor: Alterações de humor são vistas com frequência nos distúrbios dos hormônios tireoidianos. No hipotireoidismo, pode ocorrer depressão, enquanto no hipertireoidismo, pode haver ansiedade, agitação e irritabilidade.
3. Palpitações: a maior produção hormonal vista no hipertireoidismo, acelera o metabolismo e o ritmo cardíaco, causando taquicardia, arritmias e palpitações.
4. Queda de cabelo: perder alguns fios de cabelo é comum em algumas estações do ano, mas a perda em excesso ou constante pode ser causada por alterações na produção hormonal da tireoide.
5. Desconforto para engolir ou sufocamento: esses sintomas podem estar relacionados à glândula tireoide, mas não tem relação com a produção hormonal. Tem relação com alterações na estrutura da glândula como nódulos ou o próprio bócio. Os nódulos podem comprimir as estruturas que estão atrás da glândula, por onde passam os alimentos e o ar.
Comments