top of page

A importância do tratamemto precoce

Por se tratar de uma área bastante delicada, os tumores das regiões da cabeça e do pescoço podem ser bastante graves. Apesar dos enormes avanços tecnológicos, os tratamentos, quando realizados em fases avançadas das doenças, podem comprometer seriamente a qualidade de vida dos pacientes. Os prejuízos podem ser estéticos e funcionais.

⠀⠀⠀


👉🏼Por isso, o diagnóstico e o tratamento precoces são fundamentais. Assim, diante de sintomas, procure um médico. O mesmo vale para pessoas que possuem histórico familiar de doenças na região.

⠀⠀⠀

E não se esqueça: prevenção também é fundamental. O uso de cigarros, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e a exposição exagerada ao sol estão entre as principais causas de tumores de Cabeça e Pescoço.


Os sintomas de câncer de cabeça e pescoço podem se confundir com sintomas comuns e por isso muitas vezes são menosprezados até mesmo por médicos não especialistas. Os principais sintomas são rouquidão, caroço no pescoço (aumento dos linfonodos), dor de garganta, dor para engolir e ferida/afta na boca. Apesar de muito comuns, esses sintomas podem indicar um câncer inicial. Pacientes que apresentam qualquer um desses sintomas há mais de 15 dias devem procurar ajuda médica especializada. Um sinal de alerta importante é quando o sintoma além de não melhorar começa e a piorar com o passar do tempo, nesse caso o paciente deve passar em consulta antes dos 15 dias. Além disso, pacientes que fumam precisam ter cuidado redobrado e devem buscar atendimento especializado mais cedo.

Posts recentes

Ver tudo

Sintomas do câncer de cabeça e pescoço

Frequentemente, os sintomas do câncer de cabeça e pescoço podem se evidenciar por meio de manifestações que impactam os olhos e os ouvidos. Sinais como visão embaçada, persistente dor ocular, olhos av

Comments


bottom of page