top of page

Associação entre Tireoide de Hashimoto e as várias formas de apresentação do carcinoma da Tireoide

A associação entre tireoidite de Hashimoto (TH) e carcinoma bem diferenciado da tireoide (CDT) tem sido discutida na literatura desde 1955, quando Dailey at al. demonstrou possível relação entre as duas doenças. Os tumores malignos da glândula tireoide representam mais de 90% dos cânceres endócrinos e possuem poucos fatores de risco bem definidos. A TH é a principal causa de hipotireoidismo em regiões que não apresentam deficiência de iodo.

Esse distúrbio apresenta relação com linfoma primário da tireoide e pode determinar alterações moleculares que também estão presentes em graus variáveis no carcinoma de tireoide.


Objetivo: Este estudo tem como objetivo avaliar a associação entre Tireoidite de Hashimoto e as diferentes formas de apresentação do carcinoma bem diferenciado da tireoide.



Método: Desenvolveu-se um estudo com 370 pacientes submetidos à tireoidectomia total para carcinoma bem diferenciado da tireoide entre 2000 e 2008.Foram analisadas diferentes formas de apresentação do carcinoma bem diferenciado e sua relação com a presença ou ausência de tireoidite de Hashimoto, baseado nos exames anatomopatológicos.

Resultados: O estudo mostrou uma associação entre a TH e o carcinoma papilífero clássico de 31,6%, com microcarcinomas essa relação foi de 52,8% e com a variante multicêntrica chegou a 70,3% (p < 0,0001 – teste quiquadrado). O carcinoma folicular está associado com a ausência de tireoidite de Hashimoto (p=0,003 – teste exato de Fisher).


Conclusão: A associação entre as duas doenças mostrou maior força na variante multicêntrica do carcinoma papilífero, sugerindo uma relação, não apenas casual, mas de causa e efeito entre a doença de Hashimoto e o desenvolvimento do carcinoma bem diferenciado da tireoide.


Posts recentes

Ver tudo

Sintomas do câncer de cabeça e pescoço

Frequentemente, os sintomas do câncer de cabeça e pescoço podem se evidenciar por meio de manifestações que impactam os olhos e os ouvidos. Sinais como visão embaçada, persistente dor ocular, olhos av

bottom of page