REDES SOCIAIS

  • Branca Ícone Instagram

HORÁRIOS 

Segunda - Sexta:

8:00 – 12:00 | 13:30 - 18:00

ENDEREÇO

Rua Bento Gonçalves, 801, Consultório 308

Centro, Lajeado - RS, 95900-026

Tel: (51) 3011-0909

Celular pode causar câncer de tireoide?

Não é difícil ouvirmos por aí, quando um novo tipo de tecnologia surge, que aquilo pode fazer mal por diversos motivos. Antigamente se preocupava com a distância na qual assistíamos a TV de maneira que não prejudicasse a visão. Atualmente, os smartphones é que são alvos de questionamentos. Segundo muitas pessoas, o celular pode causar câncer. E a tireoide, por ser um dos locais do corpo que tem bastante contato com esses aparelho, seria um local com grandes chances para isso. Mas afinal, o uso exagerado desses aparelhos pode causar câncer de tireoide?


O risco de desenvolver câncer de tireoide por causa do uso de celular ou de outros aparelhos eletrônicos..., pois estes aparelhos utilizam um nível de radiação com uma energia muito fraca, que é conhecida como radiação não-ionizante.


Ao contrário da radiação ionizante, que é utilizada em máquinas de raio-X ou em aparelhos de tomografia computadorizada, a energia liberada pelos celulares não é comprovadamente suficiente para provocar alterações nas células corporais e assim levar ao aparecimento de tumores no cérebro ou em outras partes do corpo, como na tireoide.


Entretanto, alguns estudos mais recentes relataram que o uso excessivo do celular pode colaborar e favorecer para o desenvolvimento de câncer em pessoas que têm outros fatores de riscos, como histórico de câncer familiar ou uso de cigarro, mas não completamente comprovado. Porém, não se pode eliminar completamente essa hipótese.


Portanto, enquanto não for comprovado que não há riscos, é recomendado evitar manter o aparelho perto do corpo por muito tempo, como nos bolsos e bolsas, assim como na hora de ir dormir, não deixar o celular tão perto. Diminuir o uso dos aparelhos celulares diretamente no ouvido também é importante, dando preferência a utilização de fones de ouvido ou do sistema de viva voz.