top of page

Como posso tratar um nódulo de tireoide?


As opções de tratamento dos nódulos de tireoide aumentaram nos últimos anos. Mas existem alguns mitos ainda no tratamento dos nódulos de tireoide.


As medicações para a glândula tireoide visam apenas resolver um problema funcional da glândula tireoide, que está produzindo muito ou pouco hormônio. Essas medicações não irão atuar contra os nódulos da tireoide.


O tratamento com iodo radioativo é muito utilizado para o tratamento do câncer avançado da glândula tireoide e casos de hipertireoidismo onde as medicações não surtiram efeito. Porém, não deve ser utilizado para tratar nódulos de tireoide. Pode aumentar o risco de outras neoplasias e dificultar muito uma cirurgia posterior caso seja necessária.


A alcoolização dos nódulos e a ablação com radiofrequência são tratamentos relativamente novos e são eficientes para alguns nódulos. A alcoolização é feita com injeção de uma substância a base de álcool dentro do nódulo e diminui o tamanho desse nódulo. Porém, deve ser utilizada para nódulos cístico.


A ablação com radiofrequência está indicada para nódulos benignos. Uma agulha é inserida nesse nódulo que através de um aparelho utiliza a radiofrequencia para “queimar” esse nódulo que acaba diminuindo de tamanho. Mas deve ser utilizada para nódulos benignos, preferencialmente, e que estejam produzindo sintomas. Isso reduz a utilização do método.


A cirurgia é o tratamento definitivo para todos tipos de nódulos.

Posts recentes

Ver tudo

Sintomas do câncer de cabeça e pescoço

Frequentemente, os sintomas do câncer de cabeça e pescoço podem se evidenciar por meio de manifestações que impactam os olhos e os ouvidos. Sinais como visão embaçada, persistente dor ocular, olhos av

bottom of page