top of page

Indicações da tireoidectomia


A #tireoidectomia, cirurgia da tireoide, é o tratamento indicado para diversas condições que acometem essa glândula.


Em casos em que haja suspeita ou confirmação de malignidade, por exemplo, o tratamento indicado é a retirada de toda ou de parte da glândula, conforme critérios técnicos incluindo a avaliação intraoperatória do cirurgião. Com isso, retira-se todo o tumor e, caso necessário, o restante do parênquima tireoideano com ou sem abordagem dos linfonodos cervicais. O intuito é evitar que as células cancerígenas permaneçam no organismo e possam se espalhar para outras regiões (processo conhecido como metástases, ou metastatização).


Os nódulos de tireoide geralmente são benignos, mesmo assim, quando eles começam a desencadear sintomas compressivos nas estruturas do pescoço, em função do seu volume e localização, a cirurgia também pode ser indicada. Alguns pacientes também tem indicação de cirurgia para retirada da tireoide quando estes nódulos aparecem no pescoço (indicação estética).


A glândula tireoide também pode crescer em excesso e comprimir algumas estruturas do pescoço. Quando isso acontece, traz problemas para a respiração e a deglutição, causando engasgos, dificuldade para engolir, falta de ar e, em alguns casos, alterações na voz. Nesses casos, a tireoidectomia para retirada da glândula, geralmente é indicada para aliviar esses sintomas.

O bócio mergulhante é mais uma condição tratada por meio de cirurgia. Nesse problema, a tireoide cresce para baixo, em vez de dar volume no pescoço ela se direciona para o mediastino (a região entre os pulmões, onde se encontra o coração). Por este motivo, também precisa ser removida.


Ainda, realizamos a tireoidectomia em alguns quadros de nódulos ou aumento da tireoide que cursam com hipertireoidismo. Nessas situações a tireoide trabalha de uma forma mais intensa, produzindo mais hormônio do que o corpo precisa. Existem tratamentos clínicos e não cirúrgicos para esses casos, mas a cirurgia sempre é uma opção, por isso a avaliação individualizada realizada por um especialista em tireoide é tão importante.

Posts recentes

Ver tudo

Sintomas do câncer de cabeça e pescoço

Frequentemente, os sintomas do câncer de cabeça e pescoço podem se evidenciar por meio de manifestações que impactam os olhos e os ouvidos. Sinais como visão embaçada, persistente dor ocular, olhos av

Comments


bottom of page