top of page

Mamografia pode causar câncer de tireoide?

Apesar das diversas campanhas de conscientização e prevenção do câncer de mama, a divulgação de algumas informações, muitas delas equivocadas, acaba por afastar algumas mulheres da realização do exame de mamografia. Uma dessas informações divulgadas é que a mamografia pode acabar causando câncer na glândula tireoide. Mesmo o câncer de tireoide tendo poucas causas bem definidas, um dos fatores que está bem definido que pode provocar câncer na glândula tireoide, é a radiação. Ou seja, exames que usam radiação para seu funcionamento, como raios X e tomografias podem, de certa forma, provocar câncer de tireoide.


Vale lembrar que o efeito dessa radiação é cumulativa no organismo. Então, quantos mais exames desses tipos você realizar durante a vida, mais radiação irá ficar no seu organismo e maior a chance de você desenvolver câncer de tireoide.


Você deve estar se perguntando nesse momento “O que fazer então?” ou “Não fazer exames desse tipo?”. Claro que evitar ajuda, mas nem sempre é possível.


A boa notícia é que, no caso da mamografia, a dose de radiação que chega na glândula tireoide é menor que 1% a dose usada na mama. Essa dose tão baixa não é suficiente para causar câncer de tireoide. Além disso, existe uma proteção de chumbo para a tireoide que deve ser usado por todos que fazem esse tipo de exame, exceto quando a região a ser avaliada compreende a própria tireoide. Portanto, nenhuma mulher deve deixar de realizar a mamografia por esse motivo. Ela é completamente segura e essencial para mulheres, principalmente a partir dos 50 anos, na prevenção contra o câncer de mama.

Posts recentes

Ver tudo

Sintomas do câncer de cabeça e pescoço

Frequentemente, os sintomas do câncer de cabeça e pescoço podem se evidenciar por meio de manifestações que impactam os olhos e os ouvidos. Sinais como visão embaçada, persistente dor ocular, olhos av

bottom of page