Sabemos que os nódulos na tireoide estão entre os tipos mais comuns de tumores e com a elevada incidência em adultos jovens e atualmente temos novas técnicas cirúrgicas com o objetivo de melhorar a recuperação, cicatrização e trazer segurança ao paciente.
As novas tecnologias associadas à melhora nos instrumentos cirúrgicos é possível realizar a cirurgia com maior sucesso e muito menos complicações cirúrgicas. Algumas das novas técnicas são:
▪️ Pinças seladoras – um tipo de bisturi elétrico que “coagula” e “corta” os vasos sanguíneos ao mesmo tempo, promove a diminuição no tempo da cirurgia, menor uso de fios cirúrgicos e menores cicatrizes, e ainda reduz a utilização de drenos;
▪️ Monitorização dos nervos laríngeos – auxiliam na localização, preservação e comprovação da manutenção da função dos nervos durante a cirurgia;
▪️ Novos produtos coagulantes – garantem uma menor taxa de sangramento pós-operatório, dispensando em grande parte dos casos, o uso de drenos.
▪️ Radioablação (destruição dos nódulos com radiofrequência) – Ela tem as suas indicações específicas em nódulos BENIGNOS e se propõe destruir o nódulo. Um pequeno dispositivo, que é uma agulha que gera calor, é inserida sob orientação da ultrassonografia.
Comments