O sol piora a cicatriz da cirurgia de tireoide?

Uma das preocupações mais comuns aos pacientes que se submetem a um procedimento cirúrgico como a cirurgia de tireoide é a exposição solar no período pós-operatório. Como é feito um corte no pescoço durante a cirurgia de tireoide, é normal que o paciente fique com uma cicatriz aparente. A preocupação dos pacientes é que a exposição ao sol da cicatriz causada pela cirurgia de tireoide pode levar a um pior resultado da mesma. Afinal, essa preocupação tem fundamento?


Sim, tem fundamento. A cicatriz da cirurgia de tireoide ou de qualquer outra cirurgia concentra moléculas de ferro, que quando em contato com o sol, podem tornar a área da cicatriz escurecida. Por ser uma região do corpo que está mais exposta e que chama mais atenção, a apreensão com a cirurgia de tireoide é maior. Além disso, a queimadura solar atrapalha o processo de cicatrização, piorando o resultado estético da cicatriz.


Portanto, a recomendação é evitar o contato com o sol por pelo menos 3 meses após a realização da cirurgia. Nesse período já ocorreu mais de 80% do processo de cicatrização e os possíveis hematomas já foram reabsorvidos. Após isso, o recomendado é tomar sol no começo da manhã ou ao final do dia utilizando protetor solar fator 30 ou 40 na área operada, principalmente na cicatriz, por pelo menos mais 3 meses.

REDES SOCIAIS

  • Branca Ícone Instagram

HORÁRIOS 

Segunda - Sexta:

8:00 – 12:00 | 13:30 - 18:00

ENDEREÇO

Rua Bento Gonçalves, 801, Consultório 308

Centro, Lajeado - RS, 95900-026

Tel: (51) 3011-0909 

Whatsapp: (51) 99128-7909