top of page

Quais exames devo fazer para ver se tenho câncer de tireoide?


Vários exames são feitos para o diagnóstico de doenças da tireoide. O nódulo de tireoide é apenas um dos problemas que pode aparecer na glândula. Cada exame tem seu objetivo. Por exemplo, os exames de sangue não são usados para detectar um nódulo de tireoide, eles servem para ver outras doenças como a produção de hormônios alterada ou inflamações da glândula. A ecografia é o melhor exame para diagnosticar um nódulo de tireoide.

Porém, vale lembrar que quando feita a ecografia, mais da metade das pessoas entre 30 -50 anos apresentam nódulo de tireoide. Esse exame não deve ser solicitado de rotina para procurar nódulos em todas as pessoas, porque geraria um transtorno físico e emocional a um número muito grande de mulheres. Portanto, essa solicitação da ecografia de tireoide deve ser indicada por um médico especialista.

Diversos exames de sangue também são indicados para avaliar doenças da glândula tireoide, entre eles:

Hormônio tireoestimulante (TSH). Como o nome diz, esse hormônio estimula a glândula tireoide a produzir seus hormônios, quando estes estão baixos. Um nível de TSH elevado indica que a tireoide não está produzindo hormônios suficientes. Essa informação pode ser usada para decidir quais exames de imagem devem ser solicitados para uma avaliação inicial de um nódulo de tireoide. No entanto, o nível de TSH é geralmente normal no câncer de tireoide.

T3 e T4. Esses são os principais hormônios produzidos pela glândula tireoide. Os níveis desses hormônios também podem ser determinados para ter uma noção da função da glândula. Os níveis de T3 e T4 são geralmente normais no câncer de tireoide.

Tireoglobulina. A tireoglobulina é uma proteína produzida pela glândula tireoide. O nível da tireoglobulina no sangue não é utilizado para diagnosticar o câncer de tireoide, mas pode ser útil após o tratamento. Um nível alto da tireoglobulina após o tratamento pode significar que existem ainda células de tireoide no corpo ou resquício de doença que está produzindo essa proteína.

Calcitonina. A calcitonina é um hormônio que ajuda a regular quantidade de cálcio no sangue. É produzida pelas células C da tireoide, onde pode se desenvolver o câncer medular de tireoide. Esse exame é utilizado especificamente para o câncer medular de tireoide, um dos tipos raros de câncer da tireoide. Pode auxiliar no diagnóstico, mas é usado, principalmente, para avaliar a chance da doença ter voltado após o tratamento cirúrgico.

Antígeno carcinoembrionário (CEA). Pacientes com câncer medular de tireoide têm, em muitas vezes, níveis sanguíneos elevados do antígeno carcinoembrionário (CEA). Exames do CEA, algumas vezes podem ajudar a diagnosticar esse tipo de câncer.


Posts recentes

Ver tudo

Sintomas do câncer de cabeça e pescoço

Frequentemente, os sintomas do câncer de cabeça e pescoço podem se evidenciar por meio de manifestações que impactam os olhos e os ouvidos. Sinais como visão embaçada, persistente dor ocular, olhos av

bottom of page