top of page

Seu nódulo da tireoide pode virar câncer?


“Doutor, todo dia que brinco com minha filha ou faço alguma coisa que me dá prazer, fico com olhos cheio de lágrimas. Parece muito bom esse momento, mas parece também que tem alguma coisa errada e que não vou estar viva para fazer isso muitas vezes. Acho que é esse meu nódulo da tireoide. Tenho medo de que ele possa virar um câncer de tireoide. O meu médico diz que esse nódulo da tireoide é normal e só acompanha ele. Faço exames só para ver se cresce. Mas sinto que está errado. E se ele virar um câncer de tireoide? E se ele já for um câncer de tireoide? Nem uma biópsia do nódulo da tireoide o médico me pediu.” Não são poucas as vezes que escuto isso dos pacientes. Desculpe, mas você precisa aprender a conviver com isso.

O diagnóstico de câncer de tireoide realmente triplicou nas duas últimas décadas segundo o Sloan Kettering Memorial Hospital de Nova Iorque. Mas, felizmente, a mortalidade por câncer de tireoide permaneceu a mesma.

Um nódulo de tireoide não vira câncer de tireoide, ele surge maligno ou surge benigno. É, isso mesmo!! O seu médico está te acompanhando para ver se é câncer. Mas por que ele não pede uma biópsia? A biópsia (ou punção) da tireoide está indicada para nódulos acima de 1,5 – 2,0cm dependendo do protocolo do país e dos achados da ecografia. E mesmo quando temos um nódulo com punção descrevendo ser benigno, tem chance de até 3% de ser maligno. Somente a retirada cirúrgica dele nos dá o diagnóstico exato. Felizmente, a mortalidade da maioria dos casos de câncer de tireoide é muito baixa e nesses casos não vai fazer diferença se esse nódulo tiver 0,5cm ou 1,5cm. Então podemos esperar até ele ter 1,5cm.

Por outro lado, a incidência de nódulos de tireoide na população é muito alta, em torno de metade das pessoas apresentam nódulos de tireoide. Submeter esse número alto de pessoas a um procedimento diagnóstico por punção ou até mesmo cirúrgico, geraria um transtorno físico e emocional a um número enorme de pessoas, maior do que o fato de você conviver com esse nódulo. A chance de ele ser realmente maligno gira em torno de 4%. Portanto, relaxe e aprenda a conviver com isso. Veja quem é seu médico e confie nele. Ele não está arriscando sua vida. Aproveite seus bons momentos. Eles vão continuar.


Posts recentes

Ver tudo

Sintomas do câncer de cabeça e pescoço

Frequentemente, os sintomas do câncer de cabeça e pescoço podem se evidenciar por meio de manifestações que impactam os olhos e os ouvidos. Sinais como visão embaçada, persistente dor ocular, olhos av

bottom of page