Quando é preciso operar um nódulo da tireoide?
O nódulo benigno da tireoide tem como uma de suas características o crescimento lento. Isso significa que ele demora bastante tempo para aumentar de volume, sendo a maioria absoluta dos casos assintomáticos, sem que haja necessidade de intervenção, apenas acompanhamento médico.
Mas mesmo assim esses nódulos crescem, e alguns pacientes desenvolvem massas que crescem com uma velocidade maior. O aumento do volume desses tecidos pode desencadear sintomas como:
● desconforto na garganta;
● dificuldade para engolir;
● rouquidão;
● dificuldade para respirar.
Se houver algum prejuízo para a qualidade de vida da pessoa é recomendado fazer a cirurgia para remover o nódulo. Isso também acontece quando essa massa de tecido cresce rápido e tem suspeita de ser maligna.
É necessário, então, operar a tireoide para remover o nódulo a fim de que ele seja devidamente analisado para confirmar ou não a sua malignidade e dar andamento ao tratamento, se for preciso. Quando já se sabe que se trata de um tumor maligno também é recomendado fazer a operação.
De toda forma, somente um especialista é quem pode determinar se o nódulo de tireoide de fato requer um tratamento cirúrgico ou se precisa apenas ser acompanhado. Por isso, quando diagnosticado um quadro como esse, é muito importante fazer o acompanhamento para investigar a evolução e definir o melhor procedimento em cada caso.
Comments